PSICOTERAPIA o que é e para quem?

 COMPROMISSO

Quando o que está dentro de nós atormenta, confunde e desequilibra ou nos tira eficiência, saímos prejudicados, sofremos. A psicoterapia psicanalítica é um meio de dar uma volta pelo nosso mundo interno com vista a livrarmo-nos da dor, conflitos e angustia que está a mais e é desnecessária.

Queremos falar, ser escutados e compreendidos, precisamos de nos compreender. Falar daquilo que aconteceu e continua a acontecer. Não foi lá atrás no passado, está aqui e agora e em profundidade. Queremos falar daquilo que nunca aconteceu e deveria ter acontecido. Às vezes, nem falar conseguimos, são os sintomas e as doenças, as dificuldades relacionais lá em casa ou no trabalho, que se encarregam disso.

Há medida que criamos uma relação de confiança com o nosso psicoterapeuta sentimos mais e já podemos pensar melhor. Começamos a lembrar-nos de situações e acontecimentos com as pessoas importantes da nossa vida, algumas doeram e muito: são essas que nos estão a impedir de gostarmos da vida que levamos. Outras descobertas são consoladoras. Poder pensar sobre elas é ou pode ser libertador: Ao encontrar essas coisas dentro de nós que nem ousávamos imaginar, aos poucos vamos integrando a nossa história e o nosso presente. Isso permite-nos reescrever a nossa vida e quem sabe, ver as coisas de uma outra perspetiva, abrir o futuro.

Uma psicoterapia é apenas isto, assumir um compromisso connosco durante o tempo que for necessário com alguém que nos pode ajudar a ajudarmo-nos. As mudanças começam a ocorrer quando estamos prontos e preparados para isso.

Dr. Manuel Pinho de Almeida

Psicologia | Psicoterapia Psicanalítica

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *